Configurações do Bling

O Bling é um software de gestão empresarial, ERP para micro e pequenas empresas. Dentro do Bling você pode ter controle de vendas, fluxo de caixa e informações de clientes, além da integração com empresas de logística.

Abaixo mais informações de como funciona esse sistema antes de configurar em sua loja.

Ao realizar o processo de integração de sua loja virtual, todas as informações cadastrais de clientes, pedidos e notas fiscais de sua loja virtual serão enviados automaticamente para o sistema Bling. E dentro do sistema do Bling que você visualiza essas informações.

Para utilizar o Bling em sua loja virtual é bem simples, primeiramente acesse o site www.bling.com.br e crie seu cadastro gratuitamente clicando no botão “experimente grátis”, localizado no canto superior direito. Verifique os planos ofertados e opte por aquele que atenderá as necessidades corriqueiras de seu negócio, clicando em "teste grátis":

Home Bling

Para saber mais detalhes dos planos clique no link a seguir: bling.com.br/planos-e-precos

Planos e Preços Bling 2021

Após acessar o site do Bling, clicar em "experimente grátis" e escolher o seu plano, preencha os campos do formulário.

Formulário de Cadastro

Após o preenchimento de todas as informações corretamente, receberá a mensagem de confirmação de cadastro e já poderá começar a utilizar o ERP Bling.

Efetue o login com os dados cadastrados para que possa ter acesso ao ERP Bling. Lembre-se de guardar seu usuário/e-mail e senha escolhidos para acessar sua conta no Bling!

Login Bling

Após efetuar o login ao sistema Bling, vamos integrar a loja virtual com o ERP. Para isto, no painel do Bling clique no menu "Preferências", engrenagem ⚙ localizada no canto superior direito.

Preferências

Localize e clique na opção Integrações > API Para Web Services.

API Integrações

Em "Configurações de acesso à API", clique no link "usuários".

API Key

Em "Usuários" clique em "Incluir usuário"

Novo Usuário

Após clique em "Usuário API", adicione os dados solicitados, clique em "Gerar". Após gerá-lo, copie todo o código selecione as "Permissões" desejadas e clique em "Salvar".

Usuário API

Coloque o nome da sua Empresa, e-mail e telefone, selecione todas as permissões (recomendado). Clique em Gerar API Key e copie o código para colocar na Plataforma TMW.

Info Usuário API

O Bling permite a integração com a plataforma TMW de uma maneira completa, onde: produtos, variações, pedidos, status do pedido, rastreamento e estoques, são sincronizados entre ambos os sistemas, garantindo uma melhor organização para o seu comércio.

Você não precisa se preocupar em ter uma base de produtos limpa em nenhuma das plataformas, quer o Bling, quer a TMW, pois a plataforma TMW fará todo o processo para você!

No painel de controle da TMW, acesse “Configurações > Geral” e coloque o token do Bling em “ERPs > Bling”. Este token é adquirido no Passo 7 em Como cadastrar e sincronizar sua loja com o Bling.

Coloque o token no campo representado abaixo:

Plataforma TMW

Clique em “Salvar”. Você irá notar que a partir daí novas opções irão aparecer.

A plataforma TMW fará de tudo para que os processos sejam automáticos, mas se desejar você pode “forçar” uma atualização ou sincronização na hora que bem entender.

Nesta seção você irá aprender como utilizar as funções disponíveis para a comunicação da TMW com o Bling! Veja como é fácil:

Plataforma TMW

O botão “Limpar Token” irá desvincular por completo a sua conta do Bling da plataforma TMW.

Clicando em “Forçar Envio de Produtos” a plataforma irá enviar produtos ainda não sincronizados para o Bling, e, em seguida, irá buscar no Bling produtos que ainda não estejam na plataforma TMW.

Dessa forma todos os seus produtos estarão em ambas plataformas. (Esse serviço será feito automaticamente sempre que você efetuar o login na plataforma TMW).

O mesmo botão aparece na listagem de Produtos, ali chamado de “Sincronizar Produtos nos Marketplaces/ERPs”.

Plataforma TMW

Ainda na tela de “Configurações Gerais”, clicando em “Forçar Atualização de Produtos”, a plataforma TMW irá verificar se há produtos atualizados e irá enviar para o Bling essas atualizações (estoque e valor). Esse processo é feito automaticamente sempre que você salvar um produto na TMW, ou de alguma forma o estoque ou valor do produto for alterado (como quando há uma venda, por exemplo).

Ao clicar em “Sincronizar Pedidos”, a plataforma TMW irá enviar ao Bling os pedidos com Status “Embalado Faturado”, solicitando ao Bling a geração da NF e salvando esses dados (número da NF, serie, chave e data) na TMW. O mesmo botão aparece na listagem de Pedidos, ali chamado de “Atualizar Pedidos dos Marketplaces/ERPs”.

Plataforma TMW

Obs: Todas as imagens são exclusivas deste documento e são apenas ilustrativas.

Importante: Os produtos importados do Bling para a plataforma TMW ficarão inativos para verificação antes de serem disponibilizados para venda on-line, uma vez que o E-commerce exige campos relacionados a layout que o ERP não fornece.